Mãos amigas - Integração escola e família

”Qualquer projeto educacional sério depende da participação familiar em alguns momentos, apenas do incentivo: em outros, de uma participação efetiva no aprendizado, ao pesquisar, ao discutir, ao valorizar a preocupação que o filho traz na escola.”

Gabriel Chalita

OBJETIVO GERAL:

Estabelecer um elo entre a realidade dos pais e a comunidade escolar, estimular a comunicação entre os pais x filhos, pais x escola; ressaltar o papel dos pais na Educação dos filhos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Fortalecer os laços de união com a família, para que elas possam integrar-se aos projetos da escola e inserir-se no cotidiano escolar com mais compromisso e confiança, visando o sucesso do aluno

 

JUSTIFICATIVA

            Hoje, talvez pela falta de tempo da maioria dos pais, é atribuída à escola toda a responsabilidade em relação à educação de nossas crianças. Sabemos que por mais que a escola se esforce e tenha consciência de sua função informativa, ela nunca poderá substituir o papel dos pais na vida do aluno.

Todos nós (pais, professores, escola) somos “peças” fundamentais no contexto escolar dos alunos. Portanto, somos parceiros na formação integral dos seus filhos, que são os nossos alunos.

A educação é a busca constante que as pessoas e grupos fazem para construir sua própria identidade e sua história.

Os desafios atuais estão exigindo transformações muito profundas na maneira de viver e relacionar-se. Não basta só mudar atitudes pessoais, é preciso também renovar estruturas que impedem a solidariedade e a justiça.

Nosso propósito é investir na qualidade das relações pais-filhos, pais-escola e ajudar na resolução de problemas decorrentes das diferenças de valores entre pais e filhos.